DESTINO
Percorrer as suas aldeias e vilas, deleitar-se com a beleza natural, com o património histórico, com a cultura e com a gastronomia é viajar através dos sentidos.
Conhecida pela neve que todos os invernos atrai milhares de praticantes de desportos de neve e entusiastas da diversão à única estância de ski do país, a serra possui muitos outros atrativos como a variedade de fauna e flora. Na primavera a vegetação emana vida e dá cor à serra revelando belezas escondidas e recônditos esconderijos. Os espelhos de água a maior altitude no território nacional constituídos pelas 25 lagoas de origem glaciar, a água pura e límpida que corre pelas suas encostas em pequenos regatos ou cascatas, os rios Mondego e Zêzere que aí nascem conferem-lhe frescura no verão.
A gastronomia excecional da Serra da Estrela reflete-se nos pratos típicos confecionados com técnicas tradicionais, produtos serranos e plantas aromáticas que reconfortam a alma.
A Paisagem Protegida da Serra da Gardunha, está integrada na Rede Natura 2000 e no Geopark Naturtejo, onde poderão contemplar os 20 km de comprimento e 1224 metros de altura que a transformam num ótimo cartão de visita. Com a sua biodiversidade poderão ser encontradas espécies tão diversas como a Lontra o Lagarto-de-água, a Salamandra-lusitânica, a Boga, o Bordalo, o Tartaranhão-caçador e a Águia-calçada . Sem esquecer de uma espécie muito importante para a zona, a Fuinha, popularmente conhecida por ‘gardunha’.
As suas encostas povoadas por matas de pinheiros e carvalhos e por extensos pomares de cerejeira oferecem um festival de cores ao longo do ano. No verão o verdejante das árvores, no outono os castanhos, dourados e vermelhos e na primavera o renascer da vida com o alegre manto branco das cerejeiras em flor. No total, a Paisagem Protegida possui 17 habitats naturais, incluindo 2 prioritários: charcos temporários mediterrânicos; e florestas aluviais residuais.
A Serra da Gardunha oferece a quem a visita uma magnífica vista panorâmica para os atrativos da Cova da Beira, os pomares de fruta, os rebanhos que percorrem as serras e os pastos, a vasta diversidade de fauna e flora e as gentes beirãs que desfrutam de uma vida saudável. Ao passear por esta serra encontram-se atrativos especiais que a transformam em única, como as suas grandes e peculiares formações rochosas, as aves que aí nidificam, as nascentes de água cristalina e a planta endémica Asphodelus bento-rainae.
E para os que procuram descobrir o passado, poderão confirmar a presença humana na região confirmada pela presença de 26 sítios arqueológicos que poderão ser explorados pelos visitantes.
OUTROS EMPREENDIMENTOS