DESTINO

O concelho do Fundão está situado na Região Centro na denominada Cova da Beira, integra 23 freguesias numa área de 700,13 km². O concelho engloba parte das terras mais férteis da região onde o Rio Zêzere e as suas numerosas ribeiras e afluentes dão vida a fantásticas praias fluviais e alimentam as grandes produções de cerejas, ginjas, pêssegos, azeite e vinho. É um concelho fértil em património natural e cultural o que faz com que esteja integrado na Rede Natura 2000, nas Aldeias do Xisto e nas Aldeias Históricas.

Percorrer as suas aldeias e vilas, deleitar-se com a beleza natural, com o património histórico, com a cultura e com a gastronomia é viajar através dos sentidos.

DSC_0057_fundao_2

Com dois mil metros de altitude a Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal Continental e tem várias paisagens caraterísticas como o planalto central, os picos, as encostas e os vales. O Parque Natural da Serra da Estrela é a maior área protegida de Portugal e uma das melhores Reservas Biogenéticas da Europa, sendo o habitat de várias plantas endémicas. As plantas curativas e o ar puro atribuíram o nome às Penhas da Saúde.

Conhecida pela neve que todos os invernos atrai milhares de praticantes de desportos de neve e entusiastas da diversão à única estância de ski do país, a serra possui muitos outros atrativos como a variedade de fauna e flora. Na primavera a vegetação emana vida e dá cor à serra revelando belezas escondidas e recônditos esconderijos. Os espelhos de água a maior altitude no território nacional constituídos pelas 25 lagoas de origem glaciar, a água pura e límpida que corre pelas suas encostas em pequenos regatos ou cascatas, os rios Mondego e Zêzere que aí nascem conferem-lhe frescura no verão.

A gastronomia excecional da Serra da Estrela reflete-se nos pratos típicos confecionados com técnicas tradicionais, produtos serranos e plantas aromáticas que reconfortam a alma.

A Paisagem Protegida da Serra da Gardunha, está integrada na Rede Natura 2000 e no Geopark Naturtejo, onde poderão contemplar os 20 km de comprimento e 1224 metros de altura que a transformam num ótimo cartão de visita. Com a sua biodiversidade poderão ser encontradas espécies tão diversas como a Lontra  o Lagarto-de-água, a Salamandra-lusitânica, a Boga, o Bordalo, o Tartaranhão-caçador e a Águia-calçada . Sem esquecer de uma espécie muito importante para a zona, a Fuinha, popularmente conhecida por ‘gardunha’.

As suas encostas povoadas por matas de pinheiros e carvalhos e por extensos pomares de cerejeira oferecem um festival de cores ao longo do ano. No verão o verdejante das árvores, no outono os castanhos, dourados e vermelhos e na primavera o renascer da vida com o alegre manto branco das cerejeiras em flor. No total, a Paisagem Protegida possui 17 habitats naturais, incluindo 2 prioritários: charcos temporários mediterrânicos; e florestas aluviais residuais.

A Serra da Gardunha oferece a quem a visita uma magnífica vista panorâmica para os atrativos da Cova da Beira, os pomares de fruta, os rebanhos que percorrem as serras e os pastos, a vasta diversidade de fauna e flora e as gentes beirãs que desfrutam de uma vida saudável. Ao passear por esta serra encontram-se atrativos especiais que a transformam em única, como as suas grandes e peculiares formações rochosas, as aves que aí nidificam, as nascentes de água cristalina e a planta endémica Asphodelus bento-rainae.

E para os que procuram descobrir o passado, poderão confirmar a presença humana na região confirmada pela presença de 26 sítios arqueológicos que poderão ser explorados pelos visitantes.

A Beira Interior é uma região constituída pelos distritos da Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Santarém englobando um total de 26 municípios e uma área de 12 533 km². Do seu relevo irregular destacam-se as Serras da Estrela, Gardunha, Alvelos e Malcata e os rios Douro, Tejo e Mondego que banham as suas terras tornando-as férteis e ricas em património natural. Habitada desde os povos pré-históricos tem um papel importante na história do país, tendo assumido grande destaque durante os Descobrimentos por ter dado ao mundo alguns dos maiores navegadores e exploradores, como Pedro Álvares de Cabral. Devido ao seu papel na história possui um património importante que cativa quem a visita. Os castelos e fortalezas, as paisagens campestres, as aldeias históricas e as tradições enraizadas nas suas gentes fazem desta região um destino turístico por excelência.

Situada num vale formado por duas magníficas serras a Cerca Design House é o sítio perfeito para aproveitar a paz interior que só a natureza pode proporcionar. As frondosas árvores e os pomares que transformam a serra numa palete de cores, purificam o ar e o espírito criando uma atmosfera serena e relaxante onde se respira tranquilidade e calma. Percorrer os trilhos da Gardunha e da Estrela, conhecer as suas gentes e os seus costumes, sentir o pulsar da terra e perder-se na imensidão das suas paisagens, é uma experiência autêntica.


OUTROS EMPREENDIMENTOS

022

Convento do Seixo Design Hotel

DSC_0045

Lisbon Design Apartments